segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Run, Forrest, Run!

Vamos falar da parte aeróbica da parada...

Vale lembrar que tentei 3x malhar em meus 23 anos de vida... Mas nenhuma delas deu certo.
Não entendo na-da de academia ou programas e séries. Então, ficarei na mão de algum professor que estiver na academia. 
Mas um ponto para vocês acharem que não vai dar certo, maaaas aí o dinheiro irá falar mais alto! Assinei contrato de UM ano, precisando pagar uma multa rescisória se eu sair antes do fim do contrato.
Estão vendo só? Quando dói no seu bolso o negócio fica diferente.

Mas recapitulando...

Hoje dei inicio na parte física da minhas intenções para Dezembro. 

Confesso que foi trágico, tudo estava conspirando contra. Primeiro saí do Flamengo e precisava ir no Centro para um compromisso que duraria 15min e durou 1h, depois os ônibus que passam sempre aos montes, não passavam de jeito nenhum, contabilizem aí mais 30min no ponto de ônibus. A intenção era estar as 16:30 na academia, já eram 17h e eu ainda estava no ponto de ônibus.

As 17:20 suando em bicas, consegui chegar na academia e adivinhem? Ainda não tinha aberto. Pois é, me inscrevi em uma rede de academias que tinha como promessa inaugurar a filial perto da minha casa hoje, mas não foi bem isso que aconteceu.

Fiz meu cadastro e assinei o contrato e resolvi ir para a filial em um bairro próximo ao meu. Passei em casa, para deixar as coisas e a cama no quarto com ar condicionado, era mais do que convidativa. Mas me foquei no objeto e em todo o esforço que tinha feito o dia inteiro e virei as costas pro quarto. 
 
Saindo de casa, uma unha que eu nem sabia estar encravada, começou a reclamar do tenis já gasto e apertado (sim, não comprei um tenis novo.. ainda uso o mesmo de 5 anos atrás). Foi BEM complicado, não tava conseguindo andar devagar com aquele tênis, quanto mais trotar, correr ou sei lá o que iria fazer. Mas mantive o foco novamente, pisei de lado e resolvi pelo menos ir a academia para pelo menos tentar fazer algo.




Chegando lá e tudo era novo, não conhecia nenhum dos esquemas, tentei achar algum professor e não consegui nenhum, tive que recorrer a um rapaz que estava parado na fila do bebedouro. Perguntei como fazia para usar a esteira e onde ficava o guarda-volumes. Informado de tudo, guardei a bolsa e subi na esteira. 

A placa de tempo máximo de 30min é gritante na esteira, não sei como vou passar a fazer quando começar a ter de correr mais tempo.. Mas isso é papo só p/ Março.

Bom, como eu disse não tenho conhecimento de academia então estou fazendo o que tenho lido. Achei em um site (que parece ser bem confiável), um programa para iniciantes conseguirem correr 5km em oito semanas...E é ele que estou seguindo.

O programa, coloca os exercícios p/ 3 dias por semana.

O primeiro treino - hoje - foi o seguinte: 

10min de caminhada leve + 20min de caminhada rápida

Não sei muito bem o que eles querem dizer com isso, mas a leve eu fiquei em 5km/h e a rápida em 6.5km/h.

Fácil não foi. a porcaria da unha encravada doía horrores, aí eu virava o pé para conseguir pisar, com isso a parte externa da panturrilha começou a doer também. Eu já estava prestes a desistir, mas como eu já estava ali, tinha vindo de longe e o ar condicionado estava bem agradável, resolvi terminar os 30min. E terminei, pingando dos pés a cabeça, com aquela dita "dor de viado" do lado da barriga, e sem conseguir pisar com o dedão no chão. 

Voltei para casa, arrumei o que tinha que arrumar, estudei e vim escrever isto aqui. Quando levantei para beber um copo d'agua quase caí. Me faltou força nas pernas e uma dor terrível no calcanhar me tomou. Fui movimentado aos poucos e os músculos foram aquecendo, feio um trem a vapor, consegui já chegar na cozinha, com pouca dor. Porém, confesso que uma dor chata nas costas está me perturbando.

Amanhã irei tentar fazer uma serie de exercícios com um professor, isto se a academia estiver aberta. Caso contrário, irei repetir o que fiz hoje.

Isto se eu conseguir levantar amanhã.




.


2 comentários:

  1. Rapaz,
    eu te vi como seguidor do meu blog e estou aqui he he. Parabéns pela sua força de vontade e pelo blog!
    Não sou formado em educação física, mas já tenho bastante experiência com academia e afins, e, de repente, posso te ajudar com algo.
    Seria bastante interessante você fazer musculação em paralelo com a corrida, até para evitar contusões. Não tem nada mais frustrante do que se motivar com as corridas e ter que parar por ter se machucado. Te digo isso depois de 4 anos de corrida e muitas contusões depois! Agora acho que achei um bom equilíbrio e já estou há 1 ano sem nenhum problema.
    O mais difícil, e isso você já deve ter lido (e sentido na pele) aos montes, é criar uma rotina que envolva escolha saudáveis de atividades físicas e alimentação. Depois que vira rotina, fica bem mais fácil. Quando paro um pouco e saio da rotina, também tenho muita dificuldade de acordar cedo e volto a comer besteiras.
    Na academia, não tenha vergonha de pedir ajuda. Normalmente os professores tendem a dar mais atenção às alunas bonitas de corpo maneiro, mas se você tiver paciência eles irão te ouvir e ajudar.
    Acho a ideia da planilha de 5k muito boa. Mas, mais importante nessa fase é tentar ouvir seu corpo. Se tiver sentindo alguma dor estranha, interrompa o exercício antes que agrave. Vai por mim.
    Espero poder ir trocando de ideia contigo e acompanhar por aqui sua estreia na São Silvestre! Você vai chegar lá!
    grande abraço e boa sorte,
    Sergio (corredorfeliz.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa cara, valeu mesmo pelos conselhos!

      Isso só tende a me empolgar! Sério mesmo...

      Eu esotu tentando ir com calma mesmo.. Sem fazer nenhuma loucura!

      Vamos ver se consigo entrar nessa rotina cara, to torcendo e trabalhando muito p/ isso! rsrs

      abs

      Excluir